quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Por que a Lucy aos 40, não encontra amor?


Observo vários casos de mulheres como Lucy, com 40 anos, que quer ter um relacionamento estável com um homem e possui dificuldades para isso. Faço aqui algumas divagações minhas, e já me desculpo por ser este um artigo construído por minhas observações e opiniões.

Lucy e suas amigas de 40 anos provavelmente vão se relacionar com homens de 40 anos ou acima. Pode acontecer de elas se relacionarem com homens mais novos? Sim. Mas vamos partir da primeira hipótese. Homens de 40 a 50 anos nasceram entre 1960 a 1970. Os pais desses homens lhes forneceram papéis machistas de comportamento que estes provavelmente ainda carregam consigo.

O perfil do homem nascido na primeira metade do século XX envolvia muito sobre ser machista, territorialista, ciumento, possessivo, e muitas vezes infiel. Ser infiel naquela época era comum. Normalmente, homens eram somente provedores, e dificilmente ajudavam nas tarefas domésticas. Quanto mais verificamos os homens nascidos nas décadas de 1930 a 1950, vemos que mais era comum a infidelidade masculina, que são os pais dos prováveis namorados de Lucy.

O perfil das mulheres nascidas no século XX , nas décadas de 30 a 50, envolvia muito sobre serem cuidadoras, faziam tarefas domésticas, eram fiéis, dominadas pelos homens, desfrutavam de uma sexualidade muitas vezes acanhada pois o tema era tabu. Como sua profissão era "do lar", o divórcio, se mergulhadas num casamento infeliz, não era opção. Essas quando seus esposos morriam eram tidas como viúvas felizes. Essas mesmas mulheres são as mães dos namorados de Lucy.

Os homens nascidos nas décadas de 30, 40 e 50 namoravam as meninas da sociedade, ou entituladas "meninas de família". Mas antes de se casarem era comum terem mulheres para desfrutarem da sexualidade. Existiam então as mulheres para casar e as mulheres para transar. Logicamente, após o casamento, muitos homens continuavam a procurar as outras mulheres para que os prazeres da vida sexual continuassem. Isso já não acontecia com as mulheres de família, que tinham relações sexuais somente com seus esposos.

Esse padrão de comportamento sexual dos homens, de certa maneira, foi quebrado nos dias atuais. Hoje, homens e mulheres têm suas relações sexuais desde o despertar dos hormônios e ambos são tidos como iguais, na maioria dos casos. A infidelidade ocorre tanto para homens como para mulheres. Uma mulher pode casar com um homem mesmo que tenha tido relações sexuais com outros homens antes de conhecê-lo sem ser desprezada por isto, como no caso de suas avós.

Então porque Lucy que está na faixa dos 40 anos tem dificuldades em encontrar um parceiro sério?



Interessante que para um homem ficar interessado em sexo basta um estímulo. Ele é direto, empírico e pensa com a cabeça debaixo. Palavras como prazer, gozo, curtição e carpe diem fazem parte do jogo. Para uma mulher nascida em 1970, como Lucy, em se interessando por relação sexual ela tem que estar num ambiente preparado, ter um contexto adequado e palavras como carinho, envolvimento e parceria fazem parte do jogo. Ela quer conversar, ser amada, quer falar sobre música, sociedade, beleza, literatura etc. Exceções sempre existem para ambos.

Há 70.000 anos, quando éramos uma sociedade de coletores, a força física masculina era fundamental para a proteção das mulheres, da família. Os homens saíam para caçar e as mulheres ficavam cuidando dos velhos e das crianças. Isso de alguma forma, criou um padrão de funcionamento que permite à mulher ter maior facilidade para ficar e cuidar, e os homens são mais inquietos, solitários, gostam de ir, de explorar. Pode ter havido uma seleção para estes comportamentos.

Talvez seja por isto que as mulheres querem continuar numa relação e os homens não. As mulheres querem um contexto e os homens não.

O homem tem de estar sempre pronto para uma relação sexual, pois ele não sabe quando a fêmea está no dia fértil para a fecundação. Assim ele fabrica espermatozóides 24 horas por dia. A mulher ovula a cada 28 dias, e quando o óvulo está para ser lançado e fecundado, ela produz hormônios que aumentam sua libido. Esta hipótese pode ser devido à seleção natural ou somente uma confirmação da sociedade machista dos séculos XIX e XX, que muito influenciou a sociedade.

Lucy  quer se casar, e pode ter dificuldades de encontrar um parceiro fixo. Onde encontrar parceiros? Se ela vai a festas ou baladas encontrará homens embriagados que estão caçando. Eles querem encontrar uma caça e não uma parceira. Se ela sai e transa com ele, fica o medo de não ser procurada no dia seguinte. Como a oferta de mulheres jovens está em alta, dificilmente ele retornará a ligação a Lucy. Se ela sai e não transa com ele, este fica aborrecido pois acha que perdeu a noite.

Com a sexualidade em alta, homens com 50 anos têm certa facilidade de se envolver com parceiras de 20 a 50 anos. Mas mulheres de 50 anos podem possuir maior dificuldade de encontrar parceiros de 20 anos. Homens com cabelos grisalhos são tidos como charmosos pela sociedade, mulheres com cabelos grisalhos, algumas vezes, são tidas injustamente como descuidadas pela sociedade. Nossa sociedade as pune e exalta os homens. Mulheres com 50 anos estão iniciando a menopausa, sua libido tende a diminuir e os homens solteiros nessa idade estão comprando motos, cavalos, jeeps para impressionar.

Mas Lucy encontra parceiros sérios para um relacionamento  em sites de relacionamento. Isso é incrível, mas é a realidade. Nesses sites ela parece ter tempo para dialogar, conhecer e se certificar de quem é quem; diferentemente de uma balada onde tudo é muito rápido e alcoolizado. Posso citar aqui alguns como www.pof.com.br e www.parperfeito.com.br. Atualmente, se você quiser uma transa não procuraria em sites de relacionamentos.

Logicamente, muitas mulheres de 40 anos estão lendo estas palavras e dizem:
-Ah, eu não quero me casar, Deus me livre, homem de novo não.
Mas escrevi este artigo com intuito de mostrar as dificuldades de quem quer um relacionamento estável, como a Lucy.

Em relacionamentos novos surgem opções como: moramos na minha casa,  moramos na sua casa ou cada um mora na sua casa. Isso porque muitos dos pares possuem filhos e não querem expor os rebentos a estresses.

Outras vezes os relacionamentos são para transar e morar sozinho,  existe até aquela piada do "pênis amigo", mas minha pergunta é:

-Quando a idade chega, os caçadores procurarão uma companhia? As mulheres que querem um relacionamento aos 40, 50 anos, e não conseguiram, será que esse desejo continuará quando chegarem aos 60? Esse desejo terá passado, essa necessidade que parece ser mais delas do que deles?

Eu ainda não tenho respostas e também não as julgo ter.

Todos buscamos uma vida melhor, cada um na sua ótica.
Interessante que Lucy, Mary, Cathy apoiaram minhas idéias, e você?

José Borges da Silva Filho



Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall