quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Homo sapiens sapiens, um ser emocional

Seres humanos são seres emocionais. As melhores empresas para se trabalhar, as melhores pessoas para se conviver, grandes religiões, são aquelas que tratam as emoções como fatores importantes.

Quero esclarecer que as emoções são produzidas no cérebro humano, ali no sistema límbico. E estas são diferentes dos pensamentos, que são produzidos em outras partes do cérebro. Pensamentos são idéias, conceitos, imagens e ocupam muitas áreas do cérebro ao serem formados.

Um pensamento produz emoções. Uma emoção produz pensamentos.

Estão interligados.

Existem algumas emoções básicas no ser humano: a raiva, o medo, a tristeza, a alegria, a surpresa, e o nojo. Alguns psicólogos dizem que todas as outras emoções são as misturas de todas estas. Não irei concordar nem discordar, porque tudo isso é muito subjetivo.

Todas as emoções são úteis para o sistema evolutivo do ser humano.
Vamos então simplificar.
- a raiva pode acontecer numa situação de percepção de injustiça, então produz muita energia para lutarmos e desfazer esta injustiça. Exemplo: a luta contra a corrupção.

-o medo ativa produção de adrenalina com intuito de luta e fuga, numa situação de ameaça. Exemplo: você precisa se defender de um cão feroz na rua, ou foge ou ataca o animal.

-a alegria une os seres humanos pois nossa espécie precisa da união para perpetuação da espécie, na criação dos filhotes e para a construção e manutenção  dos valores éticos. Exemplo: em dias de festa aceitamos aquele primo chato com certa facilidade.

-a surpresa é a emoção que nos leva a um comportamento frente a a situações novas, incita-nos ao abastecimento de nossa curiosidade e informa aos outros seres humanos que houve uma descoberta.

-o nojo serve para prevenção de algo que nos faria mal,  como alimentos, relacionamentos, locais, situações. Imagine você fazer sexo com alguém que tem nojo, e esta relação produz um filho que necessitaria de cuidados. Não haveria o casal para cuidar desta criança e uma das partes teria de se sacrificar para fazê-lo.

-a tristeza vem com a perda de alguém ou algo (veja artigo https://joseborgesfilho.blogspot.com.br/2017/12/as-diferencas-entre-emocao-tristeza-e.html), nos convida ao isolamento, nos produz dor com o objetivo de equacionar soluções derivadas desta perda.

Embora as emoções sejam úteis para a evolução da espécie, e nos causem ganhos, uma vez que são produzidas em momentos errados,  e persistindo isto, você pode ter perdas significativas na vida.
A psicoterapia pode auxiliar você a corrigir este rumo.

José Borges da Silva Filho

Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall