terça-feira, 26 de dezembro de 2017

As diferenças entre a emoção tristeza e a depressão

Hoje em dia é muito comum alguém falar que está depressivo.
Importante salientar que muitas vezes as pessoas não estão depressivas e sim tristes.
A tristeza é uma emoção produzida no cérebro humano e como todas as emoções como alegria, raiva, nojo, medo etc, a tristeza possui um objetivo e proporciona ganhos para a espécie humana.

Esta emoção geralmente acontece em nossas vidas quando existe algum tipo de perda. Cito perdas como por exemplo morte de entes queridos, distanciamento de relações afetivas, divórcio, perda de um trabalho significativo ou parte do corpo, ou então perdas financeiras.
Após esta(s) perda(s) surge a emoção tristeza que vem convidando a pessoa que a produz a realizar alguns comportamentos.

Uma pessoa triste geralmente se isola, num quarto, ou do grupo social que pertence. Prefere ficar na cama, calada, sozinha, parece que conversando consigo mesma.
Então você pode me perguntar:
- Por que isso é útil?
A dor que a tristeza nos provoca nos convida a reflexões e estas reflexões muitas vezes se dão melhor quando estamos sozinhos. É como se esta dor pedisse a nós que ficássemos sozinhos para achar uma solução para a perda que aconteceu.
No caso de uma morte de uma pessoa querida a pergunta é:
-como vou viver sem aquele que se foi?
No caso de perda de emprego ou quantia financeira:
-como recuperar?
O cérebro provoca dor para que possamos ser instigados a resolver a questão. Importante ouvir nossa sabedoria.

Muitas vezes todos nossos amigos dizem que não podemos ficar tristes, e mesmos os mais próximos nos levam a locais onde a emoção alegria faz parte do contexto, só que a alegria muitas vezes não seria uma boa conselheira para aquele momento. Ela não condiz com o momento de vida.

Jä a depressão é um transtorno que vem com muitos comportamentos, emoções e pensamentos juntos. É como se a depressão fosse o COMBO. Nunca vem sozinha. Como um combo  da lanchonete que vem refrigerante, batata e sanduíche.
A depressão vem com auto-estima baixa, pessimismo, baixa capacidade de resolver situações, generalização de atitudes negativas,retardo psicomotor, insônia ou hipersonia, perda de libido, tristeza, raiva e até acompanhada por ansiedade.

Muitas vezes confundimos a tristeza com depressão mas a diferença está na intensidade e duração. Uma pessoa triste por luto por muito tempo pode ter a diminuição da produção de serotonina e entrar numa depressão leve ou profunda. O luto é o período que passamos para nos adaptar frente a uma grande perda, geralmente por morte, mas este termo está associado a qualquer perda.
O tempo de luto é individual e não se pode dizer quanto tempo ele dura.

Existem vários tipos de depressão com exemplo citamos a depressão pós parto, a depressão do climatério, depressão sazonal provocada por falta de luminosidade de dias do inverno em países com alta latitude e a depressão oriunda de uma grande dor a qual o sujeito pensa que não conseguirá resolver.

Assim sendo a psicoterapia é uma maneira excelente que as  pessoas podem se valer, e a passarem por períodos difíceis como perdas e principalmente no enfrentamento de transtornos como a depressão.

Também se a tristeza não possui causa aparente e é persistente, indico você procurar um psicólogo comportamental cognitivo

José Borges da Silva Filho


Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall