quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aprendizado ímpar- Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas,UFU


da esquerda a direita
Psicóloga Vanessa,Dra Juliana e Dra Patrícia(médicas intensivistas),eu, Psicóloga Lícia.

Agradeço aos que oportunizaram-nos este aprendizado, aos que nos receberam, aos pacientes e familiares que confiaram em nosso atendimento, profissionais da UTI, Rosângela Caratta(psicóloga supervisora).














Tânia fisioterapeuta, Marcelo do Administrativo, psicóloga Vanessa, Intensivista Patrícia.


Passar 12 meses com vocês foi como velejar em águas misteriosas, em locais onde nunca estive, observando o enriquecimento meu e seu,e deles.
Oportunizaram-me ver a senhora morte de perto, bem perto. Vi bem dentro de seus olhos. Senti seu cheiro e divaguei-me sobre os caminhos por onde ela trilha, sentindo a cor necessária da palidez daqueles que partiram , abraçando o verbo da entrega.E também pude ver a senhora vida de perto. Transbordei-me em sua cor brilho, o desafio de continuar, a insistência da técnica, a volta.
Eu também pude notar vocês bailando ao som dos aparelhos dos pacientes, respiradores, monitores. Seus sonhos, vitórias, sempre disputando com a fadiga do corpo uma vaga na sua tela mental. Notei seus desdobramentos em cuidar de outros seres humanos, candidatos a seres felizes que somos. Parabéns .Se eu puder escolher qualquer palavra para colocar aqui neste papel eu escolheria algo que passasse a vocês a idéia de “gratidão “.

A gratidão por ter a oportunidade de colocar as violetas num local, onde nunca param de florescer. A oportunidade de sentar com aqueles chorosos ansiosos, e deles retirar lágrimas e soluços, caminhando passo a passo rumo a qualquer aprendizado das dores que nos chegam. A oportunidade de tomar sorvete nos plantões de domingo.

A oportunidade de acessar minha dor de impotência, quando a psicologia, ou a minha psicologia falha, e a gente olha ao redor percebendo que somos ainda tão pequeninos.Assim, meus queridos irmãos de caminhada, deixo aqui forte abraço, em toda a equipe, orando ao Sr da vida, para que suas vidas possam estar sempre enriquecidas por viagens em águas misteriosas, e que seus olhos possam perceber belezas, e estas paragens ajudem vocês nas suas construções de si mesmo.Estagiário de psicologiaPassar 12 meses com vocês foi como velejar em águas misteriosas, em locais onde nunca estive, observando o enriquecimento meu e seu,e deles.Oportunizaram-me ver a senhora morte de perto, bem perto.

Vi bem dentro de seus olhos. Senti seu cheiro e divaguei-me sobre os caminhos por onde ela trilha, sentindo a cor necessária da palidez daqueles que partiram , abraçando o verbo da entrega.E também pude ver a senhora vida de perto. Transbordei-me em sua cor brilho, o desafio de continuar, a insistência da técnica, a volta.Eu também pude notar vocês bailando ao som dos aparelhos dos pacientes, respiradores, monitores. Seus sonhos, vitórias, sempre disputando com a fadiga do corpo uma vaga na sua tela mental. Notei seus desdobramentos em cuidar de outros seres humanos, candidatos a seres felizes que somos. Parabéns .Se eu puder escolher qualquer palavra para colocar aqui neste papel eu escolheria algo que passasse a vocês a idéia de “gratidão “.A gratidão por ter a oportunidade de colocar as violetas num local, onde nunca param de florescer. A oportunidade de sentar com aqueles chorosos ansiosos, e deles retirar lágrimas e soluços, caminhando passo a passo rumo a qualquer aprendizado das dores que nos chegam.

A oportunidade de tomar sorvete nos plantões de domingo. A oportunidade de acessar minha dor de impotência, quando a psicologia, ou a minha psicologia falha, e a gente olha ao redor percebendo que somos ainda tão pequeninos.Assim, meus queridos irmãos de caminhada, deixo aqui forte abraço, em toda a equipe, orando ao Sr da vida, para que suas vidas possam estar sempre enriquecidas por viagens em águas misteriosas, e que seus olhos possam perceber belezas, e estas paragens ajudem vocês nas suas construções de si mesmo.Estagiário de psicologia

Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall