quarta-feira, 4 de março de 2009

a despedida da equipe da UTI-UFU-hospital de clínicas


Borges
link abaixo entrevista na rede globo com Monica Cunhadezembro 2012
O link pra entrevista
http://redeglobo.globo.com/mg/tvintegracao/bemviver/videos/t/edicoes/v/assuntos-inacabados-como-identificar-e-tirar-esse-peso-das-costas-no-bem-viver/2318765/
Povo da UTI,
Zé Bob está ” parando”.
Passar 12 meses com vocês foi como velejar em águas misteriosas, em locais onde nunca estive, observando o enriquecimento meu e seu,
e deles.
Oportunizaram-me ver a senhora morte de perto, bem perto. Vi bem dentro de seus olhos. Senti seu cheiro e divaguei-me sobre os caminhos por onde ela trilha, sentindo a cor necessária da palidez daqueles que partiram , abraçando o verbo da entrega.
E também pude ver a senhora vida de perto. Transbordei-me em sua cor brilho, o desafio de continuar, a insistência da técnica, a volta.
Eu também pude notar vocês bailando ao som dos aparelhos dos pacientes, respiradores, monitores. Seus sonhos, vitórias, sempre disputando com a fadiga do corpo uma vaga na sua tela mental. Notei seus desdobramentos em cuidar de outros seres humanos, candidatos a seres felizes que somos. Parabéns .
Se eu puder escolher qualquer palavra para colocar aqui neste papel eu escolheria algo que passasse a vocês a idéia de “gratidão “.
A gratidão por ter a oportunidade de colocar as violetas num local, onde nunca param de florescer. A oportunidade de sentar com aqueles chorosos ansiosos, e deles retirar lágrimas e soluços, caminhando passo a passo rumo a qualquer aprendizado das dores que nos chegam. A oportunidade de tomar sorvete nos plantões de domingo. A oportunidade de acessar minha dor de impotência, quando a psicologia, ou a minha psicologia falha, e a gente olha ao redor percebendo que somos ainda tão pequeninos.
Assim, meus queridos irmãos de caminhada, deixo aqui forte abraço, em toda a equipe, orando ao Sr da vida, para que suas vidas possam estar sempre enriquecidas por viagens em águas misteriosas, e que seus olhos possam perceber belezas, e estas paragens ajudem vocês nas suas construções de si mesmo.
Estagiário de psicologia

Um comentário

Rosa disse...

Borges

São esses momentos que nos motivam a caminhada. A experiência de vida e morte sempre será fascinante.A sua sensibilidade me emociona. Felicidade. Obrigada por tudo.

Rosangela
Psicologia Intensivista

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall