segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Brasil, campeão de ansiosos

Parece irônico, Brasil, terra ensolarada, terra do samba e do carnaval, de praias e detentor de um povo acolhedor tem os maiores níveis de ansiedade do planeta.
Vamos as 5 razões para sermos campeões desta dor .

1- sistema de saúde público é pequeno relativamente ao tamanho da população. O crescimento de nossa população foi superior ao crescimento das verbas alocadas para proporcionar saúde mental ao brasileiro. E a saúde particular é cara para a maioria da população, planos de saúde são também caros. Em janeiro de 2020 a mensalidade para um jovem de 20 anos é de rs 400,00, uma pessoa de 50 anos rs 600,00. Numa família de  pessoas gasta-se aproximadamente rs 1500,00 somente com plano saúde de nível médio.

2- povo brasileiro é preconceituoso ao tratamento da saúde mental, ridicularizando muitas vezes aqueles que estão em estado de dor emocional. É comum ouvirmos que o depressivo está é precisando de trabalhar, acordar cedo e sair da cama ao invés de ficar com frescuras e manias. Também ridiculariza-se os profissionais da saúde mental, citando que quem vai a terapia ou ao seu médico está ficando louco. Então o brasileiro retarda iniciar seu tratamento ao máximo.

3- a vida nas grandes cidades possuem alto grau de estresse devido a dificuldade de locomoção, criminalidade. Diferentemente de países mais ricos cujo transporte público é altamente eficiente, nós temos no Brasil pouquíssimos transportes públicos onde perdemos pouco tempo nos locomovendo.
Imagine você, a classe C e D, que enfrenta 2 ônibus para chegar ao trabalho, demorando mais de 60 minutos para somente ir, chegando em casa as 20hs, não tendo energia no final do dia para fazer atividade física, ou outro lazer saudável. Além do estresse causado pelo transporte, temos níveis de criminalidade altos o que torna a vida em metrópoles, locais produtores de ansiedade.

4- níveis de desemprego no Brasil são altos, e quem possui emprego, dedica-se muito a não perde-lo, pois sabe das dificuldades enfrentadas após. E pessoas mais velhas também possuem grandes dificuldades de se recolocarem no mercado. Estes fatores também são causas de ansiedade.

5- o brasileiro alimenta-se mal, o nível de obesidade aumenta nas classes sociais mais baixas. Com a migração das pessoas para as grandes cidades, morar longe de casa é comum, alimentar-se em bares e fast foods é comum. os preços de alimentos calóricos tornou se muito baixo com o passar dos anos, refrigerantes, sanduiches, frituras, bolachas recheadas são baratos e comuns. Assim as pessoas engordam, tem dificuldades de se exercitarem, possuem hábitos de ingestão de frituras e açucares, tornam-se pessoas com baixa energia e estão propensas a diabetes, doenças do coração piorando sua qualidade de vida.

Assim o país da alegria, ficou ansioso! O sorriso tremulou, a dança desvirtuou-se, nosso sol encobriu se de nuvens, nem sempre passageiras.

Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall