terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Eles punem Elas com violência



Tenho visto cada vez mais mulheres sofrendo agressão por parte dos homens, em relações que acabaram, ou estão se acabando, ou acabaram de maneira trágica.

Não sei se as agressões estão aumentando, se as mulheres estão denunciando mais e mais, ou se as redes sociais estão servindo de porta voz ao mundo brasileiro do que acontece sobre estas agressões.

O fato é que durante o mundo se constituir mundo a mulher foi prejudicada, história afora. Sociedades matriarcais sempre foram minoria, e é bom perguntar por que?
Por que os homens sempre dominaram as mulheres, tendo  para si privilégios?

Temos algumas teorias para te ajudar a entender.
Em muitas sociedades as mulheres eram propriedade dos homens. Se o homem era dono de uma mulher, este homem poderia estuprá-la, pois este ato era considerado normal.

Na bíblia diz em Deuteronômio, 22:28-29,
" se uma homem se encontrar com uma moça sem compromisso de casamento e a violentar, e eles forem descobertos, ela pagará ao pai da moça cinquenta peças de prata, terá de casar com a moça."
É uma coisificação da mulher.

Em 2006 ainda havia 53 países, em que um marido não poderia ser processado se estuprar a própria esposa.

Em Atenas, na antiguidade quem possuísse útero não poderia ser juiz ou participar em assembléias.

Mas então por que os homens dominaram e subjugaram as mulheres?

1- seria por que são mais fortes fisicamente?
Em alguns tipos de esforços físicos isso pode ser correto, mas as mulheres são mais resistentes em outros tipos de trabalhos físicos,  também são mais resistentes a fome e a fadiga . Em algumas sociedades da Africa as mulheres são as agricultoras e, são quem, sustentam a casa com alimento.
E as pessoas que comandam as sociedades não são as mais fortes fisicamente. Políticos e autoridades, não são quem são mais fortes fisicamente, mas são quem comandam.

2- homens são mais violentos e agressivos que as mulheres comprovam alguns estudos. Seu sistema hormonal e sistema cognitivo os estimula a serem mais competitivos, agressivos, dominadores.
Mas as guerras não foram dominadas por brutos e selvagens, pois elas são comandadas por generais cultos e fisicamente inferior aos soldados. Então as sociedades não são dominados pelos violentos, mas sim pelos hábeis.


3- durante a evolução dos sapiens os homens foram sendo selecionados para a competição, agressividade e para a violência, pois eles tinham de engravidar as mulheres férteis para que seus descendentes proliferassem, concorrendo com outros homens.
 Já as mulheres tinham de carregar em seus úteros seus filhos, criá-los, para que seus descendentes proliferassem.
Mulheres que passavam tempos excessivos em disputas não deixavam filhos.
Mulheres que aceitavam estar com homens que as protegesse deixaram filhos. Naquela época a força física ajudava na proteção.
Mulheres então aprenderam a possuir  habilidades sociais superiores aos homens, e elas deixaram filhos e filhas com estas habilidades. Uma mulher geralmente tem melhor inteligência emocional que homens para mediar crises dentro das famílias.

Baseados nas 3 teorias que Yuval Noah Harari cita em seu livro Sapiens, não conseguimos concluir ainda porque homens conseguiram subjugar as mulheres desde os 100.000 ano da histórias dos sapiens.

Mas sabemos que as agressões sofridas por elas agora no século XIX tem algo relacionado ao homem ainda ter esta percepção, que eles detém o controle sobre elas, que as mulheres são suas posses, que elas não podem dizer não a eles, que elas não podem dizer não ao relacionamento que acabou.

Em qualquer situação, denuncie, busque ajuda, e leia o resumo do livro"Mulheres que amam demais"", que explica parcialmente porque algumas mulheres se submetem.
https://joseborgesfilho.blogspot.com/2011/05/mulheres-que-amam-demais.html


Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall