quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DEPRESSÃO

TRANSTORNOS DE HUMOR

Depressão-sintomas

Depressão com retardo-o ser apresenta disfunção energética e o menor movimento parece estar sendo desenvolvido com um esforço muito grande.Sua fala se torna arrastada,monótona.

Depressão agitada- o ser é incapaz de ficar quieto,fica andando,se movimentando,torcendo as mãos ,as vezes chorando.Estes sintomas se pparecem com ansiedade,pq ambos envolvem algum tipo de agitação.

A-Sintomas de HUMOR

O individuo sente-se deprimido,melancólico,triste sem esperança ,isolado,mal amado.A fase inicial da depressão chama-se prodrômico,e a pessoa sente um nível de ansiedade.Ele acredita que tudo está dando errado,está ansioso.

B- Sintomas Cognitivos

1-O sujeito tem auto estima baixa,pensam que são inadequados,inferiores.
2-Sente pessimismo,pensam que jamais resolverão seus problemas.
3-Sentem redução na motivação ,não buscam ajuda para superar estes problemas.
4-generalizacao de atitudes negativas,
5-exagero de fatos negativos,e se este fato aumentar o individuo poderá desenvolver delírio.
6-os processos de pensamentos ficam mais lentos,geralmente os dados da memória de longo prazo demoram mais a serem trabalhados pois os depressivos estão com baixo índice de energia cerebral.As vezes as informações não são enviadas a memória de longa duração e são perdidas.

Sintomas motores

-retardo no sistema motor,sentam-se curvadas,olhar parado,a fala possui um tom baixo.Em contraste algumas pessoas possuem agigantacao motora e não conseguem ficar paradas,

Sintomas somáticos

- padrão de sono perturbado,despertar muito cedo(associado a depressões muito serias ,ou apresentam hipersonia,dormem mais que usual.
- Alimentação –alguns comem pouco ,outros comem muito para dar prazer
- Interesse sexual reduzido

Estes sintomas podem ser decorrentes de 3 fatores-a angustia exerce uma influência psicologicamente disruptiva,a depressão está ligada a mudanças bioquímicas no cérebro e os problemas digestivos podem ser fatores secundários no processo.Há também afetação no sistema imunológico,e indícios que estes sujeitos produzem menos linfócitos ,

Depressão normal x anormal-é comum em algumas situações as pessoas sentirem-se triste ,depressivas ,mas esta situação não deveria durar por um período de tempo longo.Se persistiremos sintomas eles podem tomar aspectos de um transtorno.

A depressão está em um dos 3 maiores transtornos psicológicos,sendo os outros a ansiedade e a ingestão de substancias.E tende a estar mais presente entre as mulheres,sendo a chance de 2;1.Algumas informações são interessantes que venham a explicar este fato-mulheres são mais livres para expressar seus sentimentos,são mais expostas a situações estressantes ,fisiologicamente são mais propensas.Mas por volta de 20 e 40 anos ambos os sexos tendem a ter maior incidência a depressão,em mulheres jovens após o casamento também.Já em homens jovens a tendência após o casamento é diminuir.

Quando a depressão é devido a fatores externos como estresse e conflitos é chamada exógena,e quando deriva de fatores internos como fisiológicos,chama-se endógena.E pode também derivar da combinação destes dois fatores.

Depressão primaria e secundaria –quando a depressão é acompanha outro transtorno é chamado de secundário.

DEPRESSAO INVOLUTIVA

Acontece este tipo de depressão de modo intenso em pessoas acima de 65 anos,tendo como causa fatores situacionais,como perda de família e amigos devido a idade avançada,aumento de problemas financeiro e doenças e o futuro incerto.


DEPRESSAO COM INICIO NO POS PARTO

Acontece após o parto e dura de 6 a 12 meses.Mas alguns transtornos não podem ser entendidos como depressão e que acontecem normalmente após o parto-ansiedade,irritabilidade,alguma depressão,distúrbio do sono,perda do apetite,tendência ao choro,instabilidade emocional.As causas são a mudanças dos hormônios,inicio da lactação,ambiente hospitalar,etc.
A depressão de pos parto pode levar a mulher ao suicídio e a matar seus bebes.
A ocorrência deste transtorno ocorre mais em mulheres que já tiveram outros problemas emocionais,ou com problemas na família,e independente da idade e ordem de gravidezes.
Mulheres que tem dificuldades de equilibrar seus hormônios com o parto possuem a tendência a esta depressão.

DEPRESSAO DE CLIMATERIO

Dados não apóiam a existência desta depressão singular,mas algumas mudanças em mulheres que param de menstruar.

DEPRESSAO COM PADRAO SAZONAL

Alguns indivíduos são mais sensíveis a falta de luz no inverno do h. norte,desenvolvendo esta depressão.

DEPRESSAO DISFORICO PRÉ MENSTRUAL

É a depres. antes da menstruação,mas há controvérsia se realmente ocorre este transtorno,pois alguns alegam que seria somente alteração hormonal.





CAPITULO 9 EXPLICAOES

PSICODINAMICAS

Este Explicação gira em torno da conseqüência de perda.Freud observou semelhanças entre luto e depressão,a perda de um objeto amado.Nós experimentamos sentimentos ambivalente sentes objetos,simultaneamente amando e odiando,pela separação.E também pessoas deprimidas são autocríticas.Este procedimento acontece pq estas pessoas introjetam o objeto perdido como uma parte do eu,para lidar com a critica.Para Freud,o fator crucial é a raiva internalizada e o que a dispara é a perda.Uma perda importante na infância pode tornar outras perdas significativas.

STRESS E DEPRESSAO

Grande quantidade de evidencias ligam a depressão a stress,como perda de emprego,doença,rompimento de relacionamento levam a depressão.Mas o stress crônico como insatisfação no trabalho,conflito pessoal,pobreza ou doença ,podem levar a depressão.

FATORES MODERADORES

Apoio social- pessoas que tem apoio de outras pessoas tendem a lidar melhor com ao stress,por conseqüência menor depressão.Mas pessoas que são apoiadores e entendedores dos problemas,não apenas reforçadores de problemas.A companhia de outrem torna o problema mais enfrentavel.

Diferenças individuais- estratégias de enfrentamento usadas são importantes.Geralmente deprimidos usam estratégias mais passiveis,
comem mais,fumam,evitam,aceitam,buscam apoio emocional.Os não deprimidos tendem a resolver a situação.

Condicionamento aeróbico- a eficacea de processar o oxigênio é fundamental no enfrentamento ao stress.

LIMITACOES

-nem todos estressados ficam deprimidos.
-nem todos deprimidos foram estressados.
-o estress pode levar a outros distúrbios.




EXPLICACOES DA APRENDIZAGEM

As causas são devido a gratificação insuficientes e punições excessivas.Um sujeito assim terá uma vida menos agradável,possuiria um senso de auto valor baixo,e a atividade é reduzida como acontece na depressão.

Este processo poderia vir do ambiente.Estudos mostraram que somos menos agradáveis com sujeitos deprimidos.Também os deprimidos interpretam mais negativamente as respostas ou lembram-se com maior freqüência das respostas negativas.Os deprimidos também são menos eficazes em resolver problemas sociais.Tudo isto contribui para a depressão.

Indivíduos depressivos também concedem menos gratificações e mais auto punição.

Por outro lado, concedendo atenção aos deprimidos estaria reforçando seu comportamento deprimido,piorando a situação,se considerarmos a depressão como comportamento operante.

EXPLICACAO COGNITIVAS

Uma das vertentes desta teoria é que deprimidos possuem um conjunto de cognições negativos que os levam a focalizar sua atenção sobre falhas pessoais.Também ignorariam sucessos e demorariam em interpretar fracassos.

Os deprimidos acessam com maior facilidade a rede priming negativa,usam mais sua atenção seletiva para fatores depressores,e armazenam em sua memória mais fatores negativos.

As mulheres deprimidas tendem mais a recordar eventos negativos que os homens.Mas não há evidencias concretas que cognições possam levar a depressão,mas que a depressão leva a cognição negativa.Outra conclusão dos fatores seria que estas cognições negativas combinadas ao stress indicariam uma predisposição para a depressão.Alem de manter ,alimentar o quadro para o negativismo,prolongando a depressao.

A teoria do desamparo aprendida também colabora na explicação.Ela cita que indivíduos depressivos não agem na resolução dos problemas.Mas trabalhos indicam que o desamparo aprendido não causa depressão mas trabalha para sua manutenção.

EXPLICACOES FISIOLOGICAS

É a baixa atividade do cérebro responsável pelo prazer,considerando baixa quantidade de neurotransmissores,norepinefrina e serotonina.Em indivíduos normais baixo nível de catecolaminas leva a depressão,e seu aumento em deprimidos leva a redução de depressão.

Estudos sobre os metabólitos dos neurotransmissores levar a conclusões que estes estão relacionados a alteração de humor,como exemplo o MHPG.

Estudos levam a crer que há dois tipos de depressão,um por baixos níveis de serotonina e outro por níveis de norepinefrina.Eles também estão relacionados ao sono,a alimentação,atividade motora.

Estudos com gêmeos e adotados concluíram que a depressão pode estar fortemente ligada a herança genética.

EXPLICACOES HUMANO EXISTENCIAIS

Acontece pelo desalento do individuo quando este percebe a distancia do eu ideal e do eu sonhado.Ele desiste de tentar e ocorre a depressão.Seria morte simbólica.

Nenhum comentário

© TERAPIA E VIDA
Maira Gall